Embora os ataques cibernéticos a pequenas e médias empresas nem sempre sejam manchetes, eles são uma ameaça séria e afetam a vida e o trabalho de muitos profissionais e das pessoas que atendem. Os ataques cibernéticos de SMB muitas vezes têm um efeito maior em uma pequena ou média empresa porque podem não ter os serviços de backup e mitigação que alguns dos maiores players têm em seus arsenais.
Vários exemplos ataque cibernético para pequenas empresas mostraram que os hackers visam PME porque muitas vezes usam ferramentas gratuitas de segurança cibernética projetadas para proteger os consumidores em vez de as empresas. Isso os deixa vulneráveis a uma série de ataques que podem ser pegos por organizações maiores com infraestrutura de segurança cibernética mais robusta. A boa notícia é que as pequenas empresas podem implementar os mesmos tipos de ferramentas que protegem as grandes empresas, protegendo funcionários, executivos, clientes e uma ampla variedade de dados confidenciais.
Alguns dos ataques aplicados contra pequenas e médias empresas incluem malware, phishing, ransomware e ameaças internas. Em alguns casos, a segurança adequada de e-mail pode ser suficiente para impedir uma porcentagem maior de ataques externos, especialmente aqueles que envolvem o envio de links ou conteúdo maliciosos por e-mail. No entanto, alguns tipos de ataques de e-mail podem ser mais difíceis de detectar para um sistema de segurança, como golpes de phishing.
Melhores práticas de segurança cibernética para PME
- Treinar seus funcionários
- Proteja os trabalhadores remotos com uma VPN
- Firewall e antivírus corporativos
- Usar senhas fortes
- Autenticação multifator
- Backup em nuvem